Métodos de Cultivo da Cannabis Medicinal

19-01-2018

Existem muitas maneiras diferentes de se cultivar a cannabis medicinal. Cada um dos métodos que iremos descrever a seguir é o método ideal para determinadas circunstancias. Cabendo a você escolher qual deles você quer investir seu tempo, dinheiro e comprometimento. Este guia lhe dará uma boa noção dos vários métodos de cultivo utilizados no plantio de cannabis medicinal e também as vantagens e desvantagens de cada um.

Qualquer um desses métodos irá produzir bons resultados para cultivadores dedicados. Entretanto, o que você colhe dependerá do que você "planta", ou seja, sua produção dependerá de um conjunto de fatores, como: Nutrição, Luminosidade, Água, CO2, etc.

Uma plantação está sujeita a todos os tipos de ameaça, como estresse hídrico, queima causada por fertilização imprópria, variações na acidez do meio, insetos e animais, etc. Se você busca por plantas sadias de alta qualidade, independentemente do método de cultivo que escolher, você terá que "sujar as mãos". Pois apesar de a planta da cannabis ser exigente no cultivo indoor, ela responde muito bem à sua dedicação e comprometimento, produzindo flores enormes e com aroma intenso no ambiente ideal.

Antes de mais nada, muitos blogs recomendam comprar as sementes, ou, clones antes de escolher o meio de cultivo, porém, ao fazê-lo você corre o risco de suas sementes ficarem muito tempo armazenadas, perdendo o vigor, enquanto você prepara o meio.

Terra Comum

Este é o método tradicional de qualquer plantio. Cultive a Cannabis como se fosse qualquer outra planta. Use um bom solo, com boa drenagem, mantenha-o sob irrigação constante, a cada 1 ou 2 dias (a depender do tamanho do vaso que a planta estiver plantada, vasos maiores exigem menor frequência de irrigação), e não esqueça da fertilização, sempre em pequenas doses evitando a queima ou a super dosagem.

Vantagens:

  • É geralmente o método mais fácil e menos oneroso.
  • Você pode utilizar fertilizantes comuns, encontrado em qualquer loja de artigos agropecuários.

Desvantagem:

  • A menos que você obtenha misturas de solos comerciais, a qualidade do solo pode ser incerta. Você pode perder uma colheita ou colher muito pouco porque os minerais e nutrientes presentes no solo estão em desequilíbrio.
  • A produção provavelmente não será tão boa quanto seria com outro método.

Fibra de Coco / Lã de Rocha

Ao invés de utilizar solo como meio de cultivo para segurar as raízes, você pode usar um meio inerte. Um que não tenha os problemas qualitativos encontrados em solos ordinários.

Vantagens:

  • O Cultivo é quase tão fácil quanto o plantio em terra comum.
  • Colheitas melhores do que no método acima.
  • Quase tão barato e simples de ser implantado quanto o solo comum.
  • O processo é geralmente mais lindo, com poucos insetos e bagunça.

Desvantagens:

  • Exige fertilizantes especiais, que são geralmente mais caros.
  • Requer a compra de fibra de coco, que não é tão caro, porém, pode ser difícil de ser encontrado.

Hidropônicos

O cultivo hidropônico consiste em cultivar plantas em um meio que contenha argila expandida e água, sem solo ou matéria vegetal na mistura. A argila expandida é colocada em "potes" ou vasos com inúmeros furos, ao entorno da muda da planta. A água juntamente com uma mistura leve de fertilizantes é irrigada para o meio da técnica de gotejamento. O ideal é que ao invés da irrigação ser feita de modo intermitente, deve se ligar o sistema de irrigação durante 30 minutos a cada 2 ou 3 horas, evitando assim a saturação das raízes da planta e possibilitando a absorção de oxigênio pelas raízes nesse meio tempo em que o sistema estiver desligado.

Ao comparar as raízes da planta no cultivo hidropônico com as plantas cultivadas em solo comum, você percebera uma diferença imediata na formação do sistema radicular. As plantas cultivas em solo comum possuem um sistema radicular pivotante, com uma raiz principal e inúmeros pelos radiculares. Já no sistema hidropônico o sistema radicular se desenvolve como cabeleira, sem nenhum sistema principal e muitos sistemas secundários de absorção.

Vantagens:

  • Produtividade muito maior do que os métodos anteriormente descritos;
  • Produz menos sujeira no jardim.

Desvantagens:

  • Custo mais elevado de implantação porque o sistema requer a instalação de calhas, bomba d'agua e reservatórios para armazenar a água e a mistura de nutrientes;
  • Requer muito mais trabalho. Você precisará de um monitor de pH e níveis de nutrientes para ter certeza de que estão no limite apropriado;
  • São necessários mais equipamentos e pode ocupar maior espaço.

Aeropônicos

O cultivo aeropônico consiste em cultivar a planta em ar puro, sem nenhum tipo de solo ou matéria vegetal, as plantas são mantidas em uma cesta de malha, penduradas no ar e água e os fertilizantes são pulverizados continuamente sobre as raízes. Este método produz um sistema radicular ainda mais surpreendente do que no sistema Hidropônico.

Vantagens:

  • Crescimento mais acelerado e produtividade ainda maior do que no sistema hidropônico. O resultado pode ser espetacular.

Desvantagens:

  • O custo é mais elevado do que no cultivo em solo comum porque são necessários equipamentos similares ao do cultivo hidropônico;
  • É mais trabalhoso. Para obter bons rendimentos requer um monitoramento diário;
  • Muito sensível à erros. Você deve manter o pH e os nutrientes em um nível específico para otimizar os resultados. Se o nível do pH ou de nutrientes na água estiver acima do limite você pode sofrer perdas terríveis na produtividade.

Aquapônicos / Aquipônicos

Um método alternativo que está ganhando popularidade é método de cultivo em aquaponia. Trata-se de um sistema que combina duas técnicas tradicionais de produção de alimentos: Hidroponia e Aquicultura. O conceito dessa técnica é baseado na ideia de se cultivar peixes e plantas juntos em um sistema integrado sem solo. Os peixes e as plantas formam um relacionamento simbiótico, no qual o peixe providencia para a planta uma fonte de alimento e a planta age como um filtro natural, limpando a água onde os peixes são criados. Quando operado dentro de uma estufa em ambiente controlado, esse sistema de cultivo é capaz de produzir plantas orgânicas de primeira qualidade e peixes ao longo do ano todo.

O componente chave nesse sistema são as bactérias benéficas, responsáveis por decompor os sólidos produzidos pelos peixes em matéria absorvível pelas plantas. Transformando o material orgânico em amônia e outros compostos. Trata-se de uma bactéria nitrificante, elas habitam toda a superfície do sistema aquapônico, especialmente no meio de cultivo hidropônico.

ÚLTIMOS ARTIGOS NO BLOG

Seja o primeiro a ler o que há de novo!

O clima local possui um importante papel no cultivo, assim como muitas outras variáveis. Abaixo nesse artigo você encontrará uma lista de pontos chaves que devem ser considerados quando se deseja maximizar a produtividade no cultivo Outdoor.

Após semanas e meses de plantio, finalmente chegou a tão esperada hora da colheita. Existe um sentimento de orgulho que você sente após você ter criado suas plantas pelos últimos meses. Garantindo com que elas recebessem a iluminação, os nutrientes, temperatura, umidade adequados além de manter suas plantas livres de pestes e fungos.

Neste último e não menos importante capitulo iremos abordar o processamento e a cura de suas buds, para que elas o sabor delas fique suave, saboroso e de alta qualidade para fumar. A cura é uma parte essencial do processo de cultivo e pode significar a diferença entre buds com sabor desagradável e de baixa qualidade e bud de primeira...

No capitulo 4 desta série de artigos iremos abordar o estagio de florescimento da sua planta. É durante este estagio que sua planta irá produzir flores, que mais tarde serão aparadas, colocadas para secar, curada e aproveitadas. O estagio de florescimento dura em média poucas semanas, mas o modo como você conduz seu jardim durante esse estagio irá...

Bud Me- Blog Cannabico
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora