Cultivo de Cannabis: Iniciantes Pt. 6 Secagem e Cura

08-02-2018

Neste último e não menos importante capitulo iremos abordar o processamento e a cura de suas buds, para que elas o sabor delas fique suave, saboroso e de alta qualidade para fumar. A cura é uma parte essencial do processo de cultivo e pode significar a diferença entre buds com sabor desagradável e de baixa qualidade e bud de primeira linha. Então vamos começar.

Secagem e Cura

Ao final do capitulo 5, suas flores ainda estavam juntas aos ramos de sua planta penduradas de cabeça para baixo para secar. Após alguns dias, geralmente de 3 a 7, elas começarão a parecer "crocantes" por fora. Separe as flores dos ramos e armazene-as em sacolas de papel, sacolas de pão por exemplo. Encha cada sacola com apenas 1/4 de sua capacidade com suas flores para que elas não fiquem abarrotadas. Mantenha a sacola aberta pelos primeiros dias e sacuda a sacola algumas vezes ao dia. Suas flores continuarão a secar à medida que você vá reduzindo o número de sacudidas por dia até o momento em que você só fará isso uma vez por dia. Suas buds se tornarão cada vez mais e mais secas, mas ainda haverá umidade dentro delas.

Uma vez que suas flores estiverem completamente secas por fora, você pode enrolar o topo das sacolas e sela-las. Continue abrindo as sacolas e agitando-as uma vez por dia, seja cuidadoso e não deixa que condensações se formem. Como você já deve ter entendido, este é um processo delicado que requer observação cuidadosa e confiança na sua própria intuição.

Caso você veja condensação se formando na sacola ou nas suas flores, volte ao passo anterior, isso quer dizer que você não secou bem suas flores antes de selar as sacolas. Deixe as sacolas abertas por mais alguns dias para que suas flores sequem de modo correto, e não esqueça que agita a sacola é uma etapa importante para que suas flores sequem de maneira uniforme.

Após alguns dias, transfira as suas flores para jarras de vidro com tampa hermética de preferência, para evitar que a umidade do ar penetre novamente às suas flores, encha apenas 3/4 da capacidade de cada jarra. Sele a jarra, em seguida você observará uma leve condensação se formando no topo da jarra. Ao notar essa condensação você deve abrir a garra e agita-la para que a umidade se dissipe. Você deve fazer isso ao menos uma vez por dia, embora, seja recomendado fazer varias vezes ao dia.

Caso você não remova a umidade diariamente, você provavelmente irá começar a sentir um cheiro de míldio ou bolor no ar e a essa altura não haverá nada que você possa fazer para erradicar esse fungo de suas flores e tudo será perdido, isso por que, uma vez infectada, suas flores irão apodrecer e no pior dos casos irão transmitir o fungo para suas flores sadias e estragar sua colheita inteira. Portanto o processo de cura é muito importante, apesar de trabalhoso.

Muitos cultivadores profissionais utilizam produtos removedores de umidade como sílica em suas flores, porém deve se tomar muito cuidado para que elas não sequem demais, a umidade ideal para que elas fiquem curada é de 62%. Por isso cultivadores experientes utilizam produtos como o BOVEDA, para baixar a umidade de suas flores.

Assim você deixar de notar condensação se formando no topo da jarra, o processo de cura está concluído. Agora você terá em mão flores recém curadas de cannabis, cultivadas em casa para seu próprio consumo e você poderá armazena-las em jarras com tampa seladas sem se preocupar com o risco de ataque de fungos novamente.

Esperamos que essa série de capítulos tenha sido de algum modo instrutiva para você. Agora você já possui o conhecimento básico necessário sobre cada uma das etapas do cultivo.

Caso você busque conhecimento mais aprofundado, fique atento aos novos posts do nosso blog, temos também muitos artigos já escritos e postados para que você aprofunde seu conhecimento.

Caso não tenha lido os capítulos anteriores dessa série:

Capítulo 1: Indoor ou Outdoor

Capítulo 2: Cultivar e Germinação

Capítulo 3: Estágio Vegetativo

Capítulo 4: Estágio de Floração

Capítulo 5: Colheita

Bud Me- Blog Cannabico
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora